DETALHES DO CURSO

DESCRIÇÃO

Curso de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Exceto Língua Estrangeira)
Haroldo de Campos (1929–2003), poeta brasileiro e tradutor, entendeu que para trazer uma obra de uma língua estrangeira para o português, não bastaria transcrever com a semântica semelhante; seria preciso transcriarDesenvolver a partir de elementos para além da escrita – no que o texto se encontrava com o som, a rima, a música e a pintura – a obra literária. As traduções de Haroldo de Campos incorporam, dessa forma, a ideia de que receber a comunicação de um texto em seu meio literário não compreende por si a capacidade de transportá-lo para uma outra linguagem sem que antes sejam compreendidos os sentidos estéticos (imagéticos e sonoros) da intenção do autor. A transcriação é um recurso intencional e autoral. A obra, ao transcriada, é submetida à sensibilidade e, por que não, à criatividade do tradutor. A tradução se torna uma emoção – é quase um movimento de poesia.

Quando um curso de português e redação para vestibulares escolhe integrar um complexo hipertextual de conhecimento que passa pelo cinema, pela literatura, pela pintura, pela música e por diversas linguagens artísticas, entende-se que o ensino da escrita precisa vislumbrar história e fazer inspirar através de uma interpretação humana de mundo. Nós transcriamos o curso de português e redação para construir com nossos alunos e alunas um aprofundamento do saber escrever.

Nosso currículo oferece História da Arte, em aulas dedicadas à compreensão da arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade; Gramática, com abordagem dos assuntos gramaticais exigidos pelas bancas tanto nas provas objetivas quanto nos aspectos gramaticais para redação; Interpretação de Texto, com dedicação à análise de questões dos mais variados níveis, com base nas habilidades de leitura propostas pelo INEP e pelas principais bancas do país; Redação, em aulas com um método exclusivo a partir do qual os alunos e alunas aprendem a escrever através da preocupação estrutural do texto, com debates que enxergam um pensamento complexo interligado em várias áreas do conhecimento (sociologia, filosofia, arte e geopolítica); e encontros do Café Contexto, com convidados renomados que integram diálogos sobre temáticas e questões humanas, técnicas e políticas, em um formato que pode ser assistido na internet pela FPTV.

Nosso método se baseia em acreditar nos sonhos das nossas alunas e alunos – e sonhar com elas e eles. É preciso desconstruir o medo e ousar, como refletia o educador pernambucano Paulo Freire. Para ele, “a desesperança nos imobiliza e nos faz sucumbir no fatalismo onde não é possível juntar as forças indispensáveis ao embate recriador do mundo”. Um pensamento que nos remete a uma das maiores poetisas brasileiras e sua “perda do medo”, quando resolveu se tornar Cora Coralina: “mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir”.

Nós decidimos sonhar com nossos alunos e alunas.

 

 

 

 

 

CARGA HORÁRIA

EXTENSIVO DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – UNIDADE RECIFE (AUDITÓRIO 01)
Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira
Português Extensivo 08:00h às 11:00h Português Extensivo 08:00h às 11:00h Português Extensivo 08:00h às 11:00h
Laboratório de Redação 14:30h às 16:00h Português Extensivo 14:30h às 17:30h Português Extensivo 14:30h às 17:30h Português Extensivo (Transmissão Caruaru)* 14:30h às 17:30h Português Extensivo 14:30h às17:30h
PORTUGUÊS EXTENSIVO 19:00h às 22:00h
    EXTENSIVO DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – UNIDADE RECIFE (AUDITÓRIO 01)
  • Segunda-Feira
    Laboratório de Redação 14:30h às 16:00h
  • Terça-Feira
    Português Extensivo 14:30h às 17:30h
    PORTUGUÊS EXTENSIVO 19:00h às 22:00h
  • Quarta-Feira
    Português Extensivo 08:00h às 11:00h
    Português Extensivo 14:30h às 17:30h
  • Quinta-Feira
    Português Extensivo 08:00h às 11:00h
    Português Extensivo (Transmissão Caruaru)* 14:30h às 17:30h
  • Sexta-Feira
    Português Extensivo 08:00h às 11:00h
    Português Extensivo 14:30h às17:30h